Quer aprender a fazer o Frango à Cacciatore mais saboroso da sua vida? Com uma combinação irresistível de ingredientes frescos e técnicas simples, este prato é perfeito para impressionar em um jantar especial ou para um almoço reconfortante. Vamos mergulhar nos segredos desta receita autêntica e dar um toque especial que a tornará única e marcante.
Frango à Cacciatore Clássico e Requintado
Ingredientes
- 1 kg de coxas e sobrecoxas de frango com pele e osso
- 1 pimentão vermelho grande, fatiado
- 1 cebola média, picada em cubos
- 3 dentes de alho, picados
- 5 tomates maduros, sem pele e picados
- 1 xícara de vinho tinto seco
- ½ xícara de azeitonas pretas
- 2 colheres de sopa de alcaparras
- 1 colher de chá de pimenta calabresa
- 2 ramos de alecrim fresco
- 2 ramos de tomilho fresco
- 2 folhas de louro
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Instruções
Modo de Preparo
1. Prepare o frango
Tempere as coxas e sobrecoxas com sal, pimenta-do-reino e pimenta calabresa. Deixe marinando por 20 minutos enquanto prepara os outros ingredientes.
2. Doure o frango
Aqueça uma panela grande em fogo médio, adicione 2 colheres de azeite e doure o frango dos dois lados até formar uma crosta dourada. Retire e reserve.
3. Refogue os vegetais
Na mesma panela, adicione mais 1 colher de azeite, refogue o pimentão e a cebola por 2 minutos. Acrescente o alho e mexa até soltar o aroma.
4. Crie a base do molho
Adicione o vinho tinto, raspando o fundo da panela para incorporar os sabores. Junte os tomates picados, as ervas frescas (alecrim, tomilho e louro), as azeitonas e as alcaparras. Misture bem.
5. Finalize o cozimento
Volte o frango dourado para a panela. Abaixe o fogo, tampe parcialmente e cozinhe por 30 a 40 minutos, até o molho engrossar e o frango ficar macio. Ajuste o sal e a pimenta, se necessário.
Dicas Extras
- Para mais sabor: Adicione 1 colher de chá de erva-doce no refogado.
- Sugestões de acompanhamento: Polenta cremosa, arroz de açafrão ou purê de batatas são perfeitos para acompanhar.
- Curiosidade: Este prato, chamado “Cacciatore” (caçador em italiano), era tradicionalmente preparado com os ingredientes disponíveis na floresta, como ervas frescas e vinho.